Melhor pintor de aguarelas – Pinturas de Steve Hanks
Melhor pintor de aguarelas – Pinturas de Steve Hanks – Isto é de génio ! Se não é o melhor pintor de aguarelas, está, definitivamente, entre os melhores pintores de aguarelas realistas do mundo. Não se afasta da clássica pintura americana, mas mesmo assim, é surpreendente a técnica minuciosa, de pinceladas precisas e, um cromatismo (cor) que envolve a representação de um ambiente em luz natural. O realismo dos trabalhos do melhor pintor de aguarelas é um facto, mas a sua obra não deixa de ter características que denominam o naturalismo e do romantismo…
O melhor pintor de aguarelas chama-se Steve Hanks e é popular por “mestre da aguarela” sendo também, um dos melhores pintores de arte contemporânea americana. Nasceu em San Diego, na Califórnia, em 1949. Cresceu no seio de uma família militar, sendo o seu pai um prestigioso condecorado da marinha na função de aviador da segunda guerra mundial. Não renunciou aos entretinimentos da sua geração: tênis e muito surf nas praias do sul da Califórnia. Segundo o artista:
“O oceano causou uma impressão forte e duradoura sobre mim. Foi bom para a alma estar em contato com a água, surf, natação, sentindo seu poder misterioso.”
Ainda adolescente, o Steve Hanks e a sua família foi transferida para o Novo México. Obteve notas excelentes na arte da pintura e desenho figurativo durante a sua frequência na Academia de Belças Artes de San Francisco. Transferido para a Califórnia College of Arts and Crafts, graduou-se com um grau de Bachelor of Fine Arts.
O seu talento não obteve o sucesso imediato. Ainda sem sequer sonhar que se iría tornar no melhor pintor de aguarelas, Steve Hanks necessitou de um emprego. Trabalhou a remuneração mínima, como zelador num acampamento Girl Campfire, perto de Cuba, Novo México. Os invernos eram livres, tendo a oportunidade durante de experimentar variadas técnicas: óleo, aquarela, lápis, acrílicos.
“Se não tivesse passado tanto tempo a aperfeiçoar as minhas habilidades de desenho, eu não seria o pintor que sou hoje.“
“Margaridas e Renda” foi a sua primeira peça romântica, um prenúncio do de seu estilo que o iria tornar no melhor pintor de aguarelas.
É comum na pintura de Steve hanks, os rostos das suas figuras terem o olhar desviado, expressando toda as sua emoção – uma característica tipicamente romântica, deixando o reconhecimento facial ao critério do observador. A retro iluminação é uma “assinatura” nas suas aguarelas. Características estas que o denominam pelo melhor pintor de aguarelas. Um elemento frequentemente na sua obra de estilo:
“A Luz do Sol tornou-se num dos meus temas favoritos. Eu sou fascinado pela forma como as coisas são vistas através de filtros, como inundações uma sala inteira com a cor (…) Muitas vezes, as minhas pinturas, são mais sobre a luz solar do que qualquer outra coisa.”
Homem casado e pai de três filhos, deu uma nova inspiração à vida do artista. A sua obra começa a refletir, de forma amorosa, cenas da vida doméstica.
Consagrado pelos jurados, colecionadores e galerias, recebeu medalha de ouro no National Watercolor Society Merit Award e da Academia Nacional de Arte Ocidental; apareceu na lista dos dez maiores artistas americanos compilados por E.U. Art Magazine. Recebeu vários prémios desde 1989. Foi com trabalho que Steve Hanks se tornou no melhor pintor de aguarelas:
“A arte vem de um profundo senso de direção interior. Ela começa com uma reavaliação da sua própria vida, de uma busca pela fonte dos impulsos, o mistério de tudo. Eu julgo-me um realista emocional. Emoção é o que eu quero retratar. O realismo é apenas a minha maneira de fazê-lo.”
“Eu tentei ser responsável e colocar imagens positivas para o mundo”, diz Hanks. “Espero que meu trabalho traga conforto, prazer e discernimento na vida das pessoas”.