10 curiosidades sobre Marte
Olá Einstein ! – Comecemos com uma pergunta: MARTE, terra de marcianos? Bem… é uma expressão politicamente correcta – Marte = marcianos. Mas, tudo indica que há ausência de vida no planeta. Mas, mesmo assim, o planeta tem características curiosas capazes de surpreender qualquer terrestre. Ficam aqui apresentadas 10 curiosidades sobre marte e 10 fotos incríveis deste planeta misterioso.
1. Marte é o quarto “calhau” a partir do sol e, também, o segundo planeta mais pequeno do Sistema Solar. Marte é um planeta conhecido desde a antiguidade e na mitologia helénica representando Ares, o Deus da fúria e da guerra. O povo romano, que herdou muito da cultura da Grécia, denominou o planeta com o nome – Marte.
2. Marte, muitas vezes é descrito como o “Planeta Vermelho”. Esta descrição deve-se à predominante matéria de óxido de ferro sobre a sua superfície que, consequentemente lhe dá uma aparência ocre de tonalidade avermelhada.
3. A rotação de Marte é idêntica ao da terra e dura em média as 24 horas terrestres. Mas na sua translação, o planeta Marte demora 687 dias a completar uma volta em torno do sol – equivalente a quase 2 anos terrestres.
4. Marte tem dois satélites denominados por Fobos e Deimos. Estas duas luas estão muito mais próximos do planeta Marte equiparando a distância da Lua à Terra. Ambas as luas são deformadas, possivelmente asteróides carbonácios capturados pelo planeta.
5. Marte tem um desfiladeiro do tamanho da Europa. Existem planícies em Marte sem marcas de crateras. Marte tem calotas polares que contêm água e dióxido de carbono gelados. Marte tem antigos leitos dos rios e um lago gelado recentemente descoberto.
6. Marte tem aproximadamente metade do diâmetro da Terra. Este planeta é menos denso do que a Terra, tendo cerca de 15% do seu volume e 11% da sua massa. Apesar de Marte ser maior e mais massivo do que Mercúrio, este tem uma densidade mais elevada.
7. Marte possuí uma montanha especial que perfaz 3 vezes a maior da Terra, e surpreendentemente, é especial porque é uma óptima aliada à terraformação.
8. Marte tem o maior vulcão e consequentemente a maior montanha de todo o sistema solar denominada por Olympus Mons (Monte Olimpo). Tem 25 km de altura, uma base cujo diâmetro perfaz 600 Km e uma caldeira de 60 Km de largura. Ou seja, 3 vezes maior que o Monte Evereste (8848 m) – fronteira China e Nepal, tem mais de 13 vezes a altura da Serra da Estrela (1993 m) – Portugal e 9 vezes a altura do Pico da Neblina (3014 m) – Brasil. Embora extinto à um milhão de anos, Marte tem vulcões que continuam activos com dimensões incomparáveis com os da Terra.
9. As temperaturas em Marte atingem entre -63°C e menos de -140°C. Ocasionalmente e de forma repentina, todo o planeta é submergido por uma tempestade maciça de poeira que pode persistir durante semanas ou até meses com ventos na ordem dos 150 km/h.
10. O Homem tem planos para pisar o planeta em 2020. Acredita? Até o primeiro voo bem-sucedido sobre Marte feito em 1965 pela Mariner 4, muitos especulavam sobre a presença de água em estado líquido na superfície do planeta. Isto era baseado em variações periódicas observadas em manchas claras e escuras, particularmente nas latitudes polares, que pareciam com mares e continentes. Hoje, sabemos que poderá ter existido água abundante em Marte e que formas de vida primitiva podem, de facto, ter surgido. Logo, Marte é um fortíssimo aliado à terraformação, cuja exploração pelo Homem deverá acontecer perto do ano 2020, numa viagem de 3 a 9 meses.