FazLike
FAZ-ME um LIKE - Magazine de utilidades e entretenimento 100% português ........... Olá LIKER !....... Sabias que cada mascote tem uma temática própria? Clique nelas e explora! .......... Iremos regressar com mais força. Até breve! .......... Tenha um LIKE DAY com O SITE mais LIKE de sempre !
portugalike category image
PORTUGALIKE | 20 Junho, 2013

Dos 249 corruptos apenas 14 foram presos

Dos 249 corruptos apenas 14 foram presos“Poiszé pá !” A OCDE – Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico divulgou hoje que entre os anos 2007 e 2011 foram condenados 249 arguidos por crimes de suborno, branqueamento de capitais, entre outros crimes relacionados com corrupção. Neste período apenas 14 condenados cumpriram ou cumprem penas de prisão pelos crimes acima mencionados.

50 processos que entraram em tribunais de primeira instância, foram constituídos dos quais:
  • 146 arguidos foram absolvidos.
  • 17 foram sancionados com o pagamento de uma multa.
  • 67 foram libertados mediante o pagamento de uma fiança.
  • 148 viram a sua pena suspensa.
  • 14 foram condenados com pena de prisão.

A OCDE salienta ainda que, o ano em que houve mais condenados por práticas de suborno ocorreu no ano de 2010, sendo 2011 o ano com menos condenações. As crimes mais mencionados neste período deve-se à falsa contabilidade nas empresas e falsificação de documentos.

A corrupção é um facto visível em Portugal, atingindo os orgãos máximos do poder, mas o Ministério da Justiça ou outras entidades judiciais de âmbito governamental não elaboram estatísticas em relação aos crimes de corrupção. A OCDE refere como “falha” no seu relatório e recomenda Portugal a elaborar um documento anual estatístico relativo a este tipo de delito.

O índice de percepção da corrupção elaborado anualmente pela entidade “Transparência Internacional”revela que, em 2012, Portugal era o 33º de 174 países menos corrupto. Um ano antes, o País ocupava a 32º posição.

Lembremos que, Portugal aderiu em 2001 à “Convenção Anti-Corrupção da OCDE”, a que, tem como fim reduzir os índices de corrupção nos países desenvolvidos. Parece que esta atitude foi somente para puxar o “lustro” para a imagem internacional… Alegres devem estar todos os “irmãos metralha” deste país ! Afinal, a corrupção compensa… – “Sabes que mais, sabes, sabes ?! – Isto tá jeitoso. Ai tá, tá !”

PARTILHA e vê tambémEDP é um tacho parlamentar – vídeo

Dos 249 corruptos apenas 14 foram presos

PARTILHA o que é NACIONAL, pá !

Já fizeste um LIKE hoje ?

Faz LIKE que não pagas Imposto pá!